Pular para conteúdo principal

terça-feira, 27 de setembro de 2016, às 14:36h.

Programação, voltada ao debate sobre corrupção, transparência e governança, segue até quarta-feira (28) em SP

Começou no último domingo (25), em São Paulo, a 37ª edição do Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai). O evento reúne especialistas de todo País para discutir sobre o complexo desafio de mitigar fraudes no âmbito corporativo e governamental. Entre os 650 participantes deste ano, representam Santa Catarina os auditores internos do Poder Executivo Maurício Martins Arjona, Fátima Sulzbach, Cícero Teixeira Barbosa, Magali Ramlow Campelli e André Pinheiro de Oliveira.

A conferência do presidente da Fundação Latino-americana de Auditores Internos, Jorge Badillo, foi um dos destaques da programação. Na oportunidade, o presidente apresentou um estudo minucioso realizado com experts internacionais que identificaram as setes teorias centrais para que se conheça, entenda e combata uma irregularidade. Uma delas é a teoria de Inteligência e Contra-inteligência, que indica a importância em obter e proteger a informação do inimigo, ou seja, aquele que estaria cometendo ou planejando uma fraude.

O Conbrai é um dos principais fóruns de debates sobre corrupção, transparência e governança. O evento é de extrema importância já que, segundo o diretor-presidente do IIA Brasil, Andre Marini, a carreira de auditor é considerada como fundamental na prevenção a atos ilícitos e no fortalecimento e melhoria da gestão de organizações públicas e privadas. Martini foi responsável pela cerimônia de boas vindas e recebeu o diretor do IIA Global, Doug Anderson, que falou sobre vigilância e valorização na palestra de abertura.

O evento encerra nesta quarta-feira (28). No total, serão mais de 30 painéis divididos em três trilhas principais: Práticas de Auditoria Interna; Governança, Compliance e Gestão de Risco; Tecnologia, Segurança da Informação e Finanças; e Auditoria Governamental. Sem esquecer das conferências centrais que abordarão a Lei Anticorrupção, prevenção a fraudes e auditoria de TI.

Para saber mais detalhes da programação e acompanhar o evento, acesse o site: http://www.iiabrasil.org.br .

* Com informações do Sindiauditoria

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda