quinta-feira, 21 de agosto de 2014, às 18:26h.

Evento reúne 600 profissionais de contabilidade em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul recebe nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de agosto, o 3º Encontro Catarinense de Contadores e Controladores Públicos com o tema “Inovação e Valorização Profissional”. O evento reúne 600 profissionais que atuam nas prefeituras, órgãos públicos estaduais e federais para atualização e aperfeiçoamento. O diretor de Contabilidade Geral do Estado, Adriano de Souza Pereira, vai participar nesta quinta, às 16h30, do Talk Show Desafios e Vantagens da Adoção da Contabilidade aplicada ao Setor Público. O contador da Fazenda Estadual, Jorge Luiz Alves, será palestrante no painel sobre "Patrimônio Público - Tratativas Contábeis", também nesta quinta, às 13h30.

O encontro é promovido a cada dois anos pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e nesta edição tem a realização conjunta da prefeitura de Jaraguá do Sul. A vice-presidente do CRCSC e gerente de estudos e normatização contábil da Fazenda Estadual , Michele Roncalio, coordena o evento. Ela destaca que com a adoção, pelo Brasil, de Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas Aplicadas ao Setor Público (NBCT SP) e com a convergência às normas internacionais (IPSAS) que tratam deste ramo de conhecimento, é necessária a revisão e a adequação de procedimentos para mensuração e evidenciação do patrimônio público. “Os atos e fatos que alteram ou possam a vir a alterar o patrimônio das entidades públicas, inclusive o planejamento e a transparência na aplicação dos recursos são temas importantes para os profissionais que atuam na área”, afirma Michele.

A abertura foi feita por Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Escola de Negócios e membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, que abordou a relação entre a valorização do profissional de Contabilidade e a qualidade e transparência das informações. O evento terá palestrantes dos tribunais de contas de Santa Catarina e de outros estados, de secretarias de fazenda estaduais, de prefeituras, além de profissionais da Secretaria do Tesouro Nacional. Eles compartilharão suas experiência na adoção das novas normas. O Encontro será encerrado com uma palestra sobre transparência pública, comunicação digital e cidadania com o jornalista, escritor e comentarista Moacir Pereira.

Câmara dos Contadores Públicos

Durante o evento, a coordenadora Michele Roncálio recebeu do presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina, Tadeu Oneda, a resolução que cria a Câmara dos Contadores Públicos. A iniciativa é um reconhecimento da importância e do espaço que a contabilidade pública e os profissionais que a exercem conquistaram na sociedade. “Cada vez mais os contribuintes exigem transparência e clareza na prestação de contas dos recursos que repassam ao Estado, por meio do pagamento de tributos”, ressaltou Oneda. “Isso faz do contador público uma peça-chave, pois é ele quem tem condições de fornecer as informações necessárias ao bom trato da coisa pública, bem como de assessorar o gestor para a tomada de decisão.” A comissão contará com a participação de representantes do CRCSC e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Com informações da Assessoria de Comunicação do CRCSC e da Fecontesc