Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 24 de agosto de 2011, às 12:30h.

44º encontro do Grupo de Desenvolvimento Fazendário ocorre na Escola Fazendária, no Centro da Capital, nesta quinta e sexta, 25 e 26 de agosto com gestores de todo País

Entre quinta e sexta-feira, ocorre na Escola Fazendária, em Florianópolis, o 44º Encontro do Grupo de Desenvolvimento Fazendário (GDFAZ). Trinta pessoas, representantes das 27 unidades da Federação, vão tratar de temas ligados à capacitação dos servidores e à gestão na área da Fazenda.

Desta vez, explica o administrador da Escola Fazendária da SEF - Santa Catarina, Pedro Hermínio Maria, o debate deve focar o mapeamento de competências e definição de trilhas de capacitação comuns às administrações estaduais, cujo trabalho foi iniciado em Porto Alegre na reunião do GT Capacitação da COGEF. De modo, segundo ele, que os setores de capacitação possam projetar as demandas de cursos e treinamento.

O diretor Administrativo e Financeiro da SEF, Itamar Bezerra de Mello, vai abrir o encontro representando o secretário Ubiratan Rezende. Na sequência, o professor Márcio Schultz profere a palestra "As competências emocionais e o eneagrama da gestão de pessoas".

Saiba mais sobre o GDFAZ

Pedro Hermínio observa que o GDFAZ foi criado em 1996, a partir da celebração de convênio entre o Ministério da Fazenda e as secretarias de Fazenda, com o objetivo de aprimorar e fortalecer o papel estratégico da gestão de pessoas nas unidades da Federação. Inicialmente, com foco em capacitação teve o seu espectro ampliado para a gestão e o desenvolvimento de pessoas.

O GDFAZ é uma rede de colaboração que funciona de forma contínua, mediante a articulação dos representantes das unidades de gestão de pessoas e escolas fazendárias, com compartilhamento de informações, apresentação de experiências exitosas, discussão de problemas e apresentação de soluções.

O grupo se reúne três vezes ao ano com a finalidade de socializar experiências, discutir tendências na área de gestão de pessoas buscando soluções comuns, funcionando como uma espécie de consultoria na área de gestão de pessoas, focada no segmento fazendário.

No intervalo dos encontros, a rede se mantém atuante, de portas abertas para realização de pesquisas, esclarecimento de dúvidas, garimpando soluções para problemas comuns e realizando visitas técnicas entre os estados.

Destaques da programação

- Palestra: "As competências emocionais e o eneagrama na gestão de pessoas", a ser ministrada pelo consultor e psicólogo Márcio Schultz, fundador presidente do Instituto Rennove, de Santa Catarina

- Apresentação das trilhas de capacitação da ESAF

- Critérios de contratação de consultoria pela COGEF para a realização de mapeamento de competências e trilhas de capacitação inerentes aos processos previstos no Programa PROFISCO

- Apresentação e validação dos produtos do GDFAZ: Garimpo de Soluções, Gestão de Pessoas, Legislação de RH e EaD

- Apresentação do Grupo Folclórico da 3ª Idade da Universidade Federal de Santa Catarina.