Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 15 de setembro de 2014, às 15:27h.

Parceria da Fazenda com os Gaecos em operações motivaram a homenagem

O secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, foi homenageado na última sexta-feira (12) pela parceria da Secretaria da Fazenda nas ações conjuntas com os Gaecos – Grupo de Atuação no Combate ao Crime Organizado, durante o 1º Encontro Técnico dos Gaecos. A Secretaria de Estado da Fazenda integra o Gaeco por meio de sua Unidade de Inteligência Fiscal, com amparo em Convênio celebrado entre o Ministério Público e a Secretaria da Fazenda. Nestes sete anos de cooperação técnica entre as duas instituições foram realizadas várias operações conjuntas, de interesse fiscal e de combate ao crime organizado.

De acordo com Gavazzoni, a ampla maioria dos empresários cumpre com suas obrigações fiscais, seja no pagamento dos tributos, seja no atendimento às obrigações acessórias. De forma genérica, com base em dados de 2012, 95% dos tributos arrecadados pelo Estado de Santa Catarina foram pagos sem a exigência direta da Fazenda, embora devidamente acompanhados e controlados por Grupos Especialistas; 4,5% dos valores são recolhidos após algum contato de cobrança por parte de agentes do Fisco e aproximadamente 0,5% dos valores pagos são decorrentes de autuações fiscais e dívida ativa.

“Esses números representam o Estado em pleno funcionamento. Evidente que, para alguns casos, é necessária a estrutura de combate mais efetivo aos crimes de sonegação fiscal. Nessas situações, a descoberta e a investigação das fraudes fiscais, sem a integração entre a Fazenda e o Ministério Público e instituições parceiras, não seria possível. Cada órgão realizando apenas sua tarefa, ainda que bem realizada, não chegaria aos valores sonegados e aos autores que se aproveitaram economicamente com a prática dos ilícitos”, disse.

O evento, que contou com a participação do Procurador Geral de Justiça, Lio Marin, e do secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Grubba, seguiu com palestra do Procurador de Justiça do MP de Minas Gerais, André Estevão Ubaldino Pereira.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Aline Cabral Vaz - avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575 / 8843-8352

Cléia Schmitz - cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572/ 9157-1980
Sarah Goulart - sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504/ 8843-8553

www.sef.sc.gov.br | facebook.com/fazendasc | youtube.com/sefazsc | twitter.com/fazenda_sc